Instituto Pensar - Castro se aproxima da família Bolsonaro, enquanto Witzel recorre ao STF

Castro se aproxima da família Bolsonaro, enquanto Witzel recorre ao STF

por: Eduardo Pinheiro 


Após afastamento de Witzel, governador em exercício pede socorro financeiro da União

Foto: CARLOS MAGNO

Três dias após o afastamento de Wilson Witzel (PSC), o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), afirmou ter conversado com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). A aproximação é desejada pelo Planalto, que quer ter influência no Palácio Guanabara, e necessita de ter controle político no Rio, que depende da União para assuntos como o Regime de Recuperação Fiscal.

Até dezembro, o governador terá de escolher o novo chefe do Ministério Público estadual, o que explica do interesse do clã Bolsonaro. A escolha pode influenciar, por exemplo, o andamento da investigação do esquema de "rachadinha? no antigo gabinete de Flávio.

Em nota, Flávio afirmou que o governador afastado "estava se recusando a reconhecer que o Rio não fez o dever de casa?. "Parece que o Cláudio vai adotar outra postura, mais humilde, realista e colaborativa?, disse. O diálogo entre Witzel e o presidente Jair Bolsonaro cessaram após tensão referente as eleições presidenciais em 2022.

Rachadinha



Estancar as investigações sobre a "rachadinha? não atenderia apenas a família Bolsonaro. No relatório inicial do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), 22 deputados estaduais tiveram movimentações atípicas identificadas e encaminhadas ao MP. O próprio Castro foi alvo de mandado de busca e apreensão na última sexta-feira (28), mesmo dia em que Witzel foi afastado do governo.

Nessa segunda-feira (31), em entrevista à rede de TV CNN, Witzel disse que Castro está "fazendo o papel dele? ao tentar se aproximar do Planalto. Além disso, afirmou que não tinha a intenção de disputar a Presidência em 2022. "Meu objetivo era seguir junto e formarmos uma nova liderança política no País?, disse.

Segundo Witzel, até dois secretários foram inclusive nomeados por indicação de Flávio. O senador retrucou, pelo Twitter, atacando o governador afastado.

https://twitter.com/FlavioBolsonaro/status/1300549334862360576?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1300549336418390018%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fcastro-se-aproxima-da-familia-bolsonaro-enquanto-witzel-recorre-ao-stf%2F

Witzel recorre ao STF

A defesa de Witzel entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O pedido, apresentado no sábado (29), foi distribuído na segunda-feira (31) ao presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, que pediu manifestação da Procuradoria-geral da República (PGR).

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: